quarta-feira, 28 de abril de 2010

CASA DIGITAL DO CAMPO

A Casa Digital do campo no Ceará tem o objetivo de melhorar a organização social, contribuir para o desenvolvimento sustentável e superar as dificuldades de permanência das famílias no campo. Em 2009 o Ceará partiu na frente com o Curso de Capacitação dos Gestores Comunitário das Casas Digitais do Campo. Foram concluídos 06 Cursos para 03 comunidades: Balseiros-Ipueiras, Sítio Soledade- Mauriti e Assentamento 10 de Abril-Crato; sendo capacitados 120 gestores comunitários voluntários. A capacitação desenvolve-se em dois eixos formativos: possibilitar aos gestores o acessar as tecnologias digitais e ao conhecimento sobre gestão comunitária.

Os cursos são ministrados nas Casas Digitais em duas turmas com 20 participantes cada uma e carga horário de 80 hora/aula. São distribuídos em 03 módulos complementares em semanas alternadas com carga horária 20hora/aula cada módulo. Foram ministrado por multiplicadores que vivenciam esta mesma experiência há cinco anos de gestão comunitária voluntária na Casa Digital do Campo no Assentamento de Santana, município de Monsenhor Tabosa.Esta dinâmica de formação “por pares” onde assentado ensina a assentado, defendida por Paulo Freire, é um grande diferencial para o sucesso da capacitação. Observou-se ainda uma forte identidade dos capacitando com os facilitadores e o desejo de reorganizações das comunidades em benefício de todos (as) baseado na possibilidade de mudança da “cultura do ter” focado no individualismo pela “cultura da comunhão” que valoriza as diferenças pessoais, coletivas e culturais,propondo assim essa transformaçºao apartir da cultura digital.

Nos dias de 09/04 a 11/04, realizava-se atividades do projeto Arte-identidade do Instituto Nordeste Cidadania(INEC) -Ce, vinculada do BNB. Esta ação é parte do projeto de parceria com o Projeto Casa Digital do Ceará (SDA/MDA). Em parceria com a comunidade de Sitio Soledade- Mauriti/Ce, incentivando ações de resgate cultural, identidade local e fortalecimento da organização. Tendo a participaçºao dos educadores da Instituto Nordeste cidadania, facilitadores do curso de capacitação para os gestores da Casa Digital do Sítio Soledade e do Instituto Agropolos, e voluntários em arte-educação.

A ação proporciona o acompanhamento das atividades da casa digital de Soledade-Mauriti-Ce e preparara para uma bela inauguração. Será trabalhado coletivamente um visual e um ambiente confortável (pintura, decoração, etc), que valorize a vida no campo e atitude de fortalecimento dos relacionamentos comunitário.

0 comentários:

Postar um comentário

 
2010 Jota Jota Designer | getuliocrid@hotmail.com