sábado, 6 de fevereiro de 2010

EDUCAÇÃO

Na nossa comunidade não há escola, mais no passado já foi beneficiada com uma escola onde funcionava da 1ª a 4ª série. O ano de 1992 foi o primeiro ano de seu funcionamento. No início atendia apenas a alfabetização, pois quando começou não tinha quantidade suficiente de alunos por série. Após 6 anos do fechamento da escola o prédio voltou a ser utilizado como creche (1999) que atendia um total de 26 alunos.
Na creche as crianças recebiam café da manhã, lanche e no final da aula quando iam para casa tomavam banho e almoçavam, as professoras tinha muito cuidado com a higiene das crianças. No ano de 2000 passou a funcionar como alfabetização atendendo os alunos da comunidade do Sitio Soledade, Alto da areia, Furtuna. Atendendo um total de 11 alunos. A partir deste dia não tivemos mais creche em nossa comunidade.
Sempre que ocorriam mudanças na administração da prefeitura municipal, os prefeitos não queriam mais manter a escola da comunidade funcionando, fato que levou seu fechamento e obrigou os alunos a mudar de escola, tendo que se deslocarem para outras comunidades precisando utilizar transporte escolar.
Existe uma turma de Jovens e adulto-EJA na comunidade atendendo um grupo de pessoas que não tiveram condições de estudar na infância por que trabalhavam e ajudavam a família. Também não havia a facilidade de hoje, onde o governo da muitas oportunidades, desenvolve projetos, como o bolsa família para os pais não colocarem seus filhos na roça. Um dos principais problemas do EJA é o abandono escolar. Por exemplo, uma turma de 11 alunos matriculados apenas 4 frequentam as aulas. Fatores como: problema de vista, auto-estima baixa, cansaço por conta do trabalho, falta de infra-estrutura física e didática contribui para o abandono e a evazão.
A turma funciona na casa de um professor da nossa comunidade e o professor vem de outra comunidade ele tem 4º pedagógico completo. Existem dois professores na comunidade o Antônio Marciano com curso do pro-infantil e a Joelma de Sousa com 4º pedagógico.

NA NOSSA COMUNIDADE EXISTE

EDUCAÇÃO INFANTIL

7 sete crianças na educação infantil

ENSINO FUNDAMENTAL

3 três aluno do 1º ano;
6 seis aluno do 2º ano;
3 três aluno do 3º ano;
4 quatro aluno do 4º ano;
4 quatro aluno do 5º ano;
5 cinco aluno do 6º ano;
2 dois aluno do 7º ano;
3 três aluno do 8º ano.

ESCOLARIDADE DE JOVENS E ADULTOS

8 oito pessoa analfabetas;
13 treze pessoas semi-analfabeta;
29 vinte e nove estudaram até a 4º serie antigo primário;
6 seis pessoas com o 1ºgrau completo;
9 nove pessoas com o 2º grau completo;
12 doze pessoas completando o 2º grau;
2 duas pessoas completando o 3° pedagógico.
Na nossa comunidade não existe escola, temos que sai daqui para outra comunidade. Utilizamos transporte escolar, fornecido pela Prefeitura para nos deslocarmos para outra comunidade. Na comunidade vizinha possui uma escola nela tem 13 professores.

Um dos principais problemas da nossa comunidade é o abandono escolar por parte dos jovens, que por não ter oportunidades de trabalho na comunidade são abrigados a abandonar a escola para irem trabalhar em outros Estados como: Bahia, Goiás.

0 comentários:

Postar um comentário

 
2010 Jota Jota Designer | getuliocrid@hotmail.com